Por que aprender francês?

ESTUDOS

• O ensino superior na França é essencialmente público e, portanto, gratuito.

• Qualquer estudante brasileiro que tenha obtido aprovação no vestibular em uma faculdade reconhecida pelo MEC pode candidatar-se para estudar numa universidade francesa.

• É possível candidatar-se para estudar num estabelecimento de ensino superior francês nos diferentes níveis: graduação, mestrado ou doutorado.

• Cerca de 10% dos estudantes na França são estrangeiros.

• O estudante brasileiro usufrui das mesmas condições que o francês: paga a mesma taxa de matrícula, tem direito a um auxílio-moradia.

• Existem vários programas de bolsas para estudar na França, vários acordos de cooperação universitária.

• As melhores escolas (politécnica da USP, FGV-EAESP, PUC-SP) assinaram acordos de duplo-diploma com universidades francesas, através dos quais, fazendo uma parte do curso lá, o estudante termina seus estudos obtendo os dois diplomas.

Em São Paulo, a rede Campus France orienta os brasileiros que pretendem estudar na França. (www.brasil.campusfrance.org)

TRABALHO

“Em matéria de investimentos estrangeiros no Brasil, a França ocupa a quarta posição, com cerca de 8 bilhões de euros. O número de empresas francesas instaladas no Brasil eleva-se a 400, empregando diretamente 250 mil pessoas. Praticamente todos os grandes grupos franceses, entre os quais 37 empresas cotadas no CAC 40, instalaram-se no conjunto dos setores da economia brasileira. Na área da energia, da defesa e da aeronáutica, nossos interesses em comum estão identificados e tenho certeza de que serão muito em breve concretizados, através de novos acordos, benéficos para nossos dois países.” Discurso de Jacques Chirac, por ocasião do encontro com os empresários e os círculos econômicos franceses implantados no Brasil (Brasília, 25 de maio de 2006).

CULTURA

Aprender francês é descobrir um novo universo cultural, em vários aspectos: artes visuais, artes plásticas, literatura, turismo, gastronomia, moda, design, cinema entre outros.

MUNDO

O francês é falado em 56 países e nos 5 continentes. É uma das línguas oficiais da cultura, do turismo, da ciência e tecnologia, dos negócios, do esporte e da diplomacia.

Blog: últimos posts

»When Did Americans Lose Their British Accents?

»Instruction videos teaching more than English on YouTube

»Using Feelings And Senses To Learn Foreign Languages

»Indiana Jones and The Power of Linguistics

»Galaor no Jornal de Piracicaba

»Entrevista com Josje Zuurbier

»A identidade do professor de inglês

»Diversidade do Reino Unido

»English Next – O Futuro do Inglês?

»Entenda o que é Lingua Franca